F.I.B - (Filatelia Imperial Brasileira)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Valores de Carimbos

3 participantes

Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Valores de Carimbos

Mensagem por israpaulo Qua 31 Jul 2013 - 8:05

Ola pessoal

Eu tenho uma duvida sobre o valor de carimbos da epoca do imperio. Como saber se um carimbo e raro ou nao? so com a experiencia? Tem alguma tabela ou catalogo?

Como saber se certo carimbo talvez e raro para determinado selo , mas por outro lado e comum para outro selo?

Paulo

israpaulo

Mensagens : 28
Data de inscrição : 29/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Macgregord Qua 31 Jul 2013 - 8:23

Coisa complicada. Existem varios catalogos, que como o nome diz catalogam os carimbos mas não dão preços à estes. Koester, Klerman, Paulo Ayres, Botelho, revistas como Mosaico, Filatelia Brasileira, e muitos outros..... O RHM cataloga alguns carimbos sobre olhos de boi ou pre-filatelicos e coloca umas cotas nestes.

Ja para saber se o carimbo é raro ou não fica mais complicado, pois depois de alguns anos aparecem de todo lado carimbos de todos os tipos. Acho que um carimbo pode ser raro em certos selos, mas comuns em outros, raros em certos paises e mais comuns em outros e assim vai. Depende da região, pois não era todo mundo que sabia ler e escrever na época e ainda menos que tinha o dinheiro para enviar cartas, luxo na época.

Não devemos sucumbir aos preços e cotas irracionais. No RHM, Yvert, Michel, Scott etc... os selos estão catalogados e cotados carimbados então normalmente não se deve ter preços divergentes do selos por causa de um carimbo.
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Convidado Qua 31 Jul 2013 - 23:19

Eu já penso que tem carimbos mais comuns e outros carimbos mais raros. Evidente que cidades que tinha muita correspondência (Rio, Salvador, Recife, Ouro Preto, etc) a tendencia é ter um valor menor.

Por outro lado, temos a quantidade de perfeição do carimbo e a quantidade que ele está sobre o selo / carta / fragmento.

Mas esse é um assunto complexo...


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Macgregord Qui 1 Ago 2013 - 2:43

Concordo com o JR, mas para o que é de preço se vemos nos outros paises como a França , Inglaterra ou outros , os selos sao vendidos e so sao catalogados os carimbos que sao rarissimos, a carimbologia é vasta no Brasil isso é verdade, mas isso nao deve ser unicamente argumentos comerciais. Ao risco de matar a filatelia brasileira.
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Convidado Qui 1 Ago 2013 - 18:29

Tem carimbos que estão todas horas nos leilões e outros nunca vi.

Como quantificar e precificar isso? E os vendedores já sacaram isso e carimbos raros tem preço inicial alto e tem ficado na faixa de 30-50 dólares.

Os de diligência (por exemplo) em torno de 150-200 dólares.

Eu tenho meus limites de preços de compra, mas esses carimbos RAROS estão super valorizados.

Cada um sabe o tamanho do seu bolso...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Macgregord Qui 1 Ago 2013 - 18:47

Sim verdade. Carimbos de diligencia sao catalogados e cotados em alguns paises. E se carimbo sobre inclinado ou olhos de boi até entendo pois cotados e catalogados. Mas carimbos mudos , circulares, tipo francezes etc... nao deveria valer tanto vendo como disse que cota nos catalogos sao de selos carimbados . Smile acho que esta ficando irracional estes negocios de vender carimbo . Esta mentalidade comercial e essa gente que so pensa dinheiro vai destruir a filatelia, mas acho que é como uma febre com o tempo vai diminuir e voltar a algo mais logico
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Convidado Qui 1 Ago 2013 - 19:12

Também penso assim..... Tem um comerciante de Santos que sistematicamente aumenta todos os seus preços. Risquei da minha lista. Porque não começar com preço mais baixo. Muita ganância....

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Macgregord Sex 2 Ago 2013 - 2:50

Isso é verdade a ganancia corroi tudo. Carimbologia é algo de muito vasto, complicado e aumentar um selo so porque esta carimbado é um grande erro vendo que as cotas dos selos nos catalogos sao para selos carimbados. Ja catalogar os carimbos mais raros identificando bem qual é este carimbo , a origem, a historia, em quais selos sao mais ou menos frequentes e porque? respondendo a todas estas perguntas ai sim podemos e se pode dar um valor ao carimbo e conhecer sua raridade é assim que os catalogos Europeus e Americanos fazem porque seria diferente no brasil . Um napoleao , um ceres, um penny raramente vemos por preços astronomicos por causa do carimbo e portanto estes paises tem suas historias "carimbologistas"
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Convidado Sex 9 Ago 2013 - 16:31

Acho que os mais raros são os pre filatelicos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Macgregord Sex 9 Ago 2013 - 16:34

Ou certos carimbos sobre olho de boi :)se verdadeiros, em boa qualidade e bem batidos.
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Marco.M Sáb 10 Ago 2013 - 17:44

Ótima discussão. Retomo a frase do Mitch, "Ja catalogar os carimbos mais raros identificando bem qual é este carimbo , a origem, a historia, em quais selos sao mais ou menos frequentes e porque? respondendo a todas estas perguntas ai sim podemos e se pode dar um valor ao carimbo e conhecer sua raridade".
É uma questão gigantesca e agradavelmente complexa... Vou pensar mais em termos de raridade (o preço seria uma consequência).

Localidades. Um dos critérios para o BR Império é verificar as Províncias que tinham menor movimento postal (Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte, etc), o que pode ser medido, inclusive, pela quantidade de agências.
De modo geral, simplificando, pode-se dizer que fora das capitais e cidades principais, os carimbos costumam ser raros... Certa vez vi um sujeito mostrando um circular comum "Milho Vede", dizendo que era raríssimo e pedindo R$ 1 mil por ele (ninguém comprou). É verdade, eu nunca tinha visto um carimbo desta localidade, mas fui olhar na letra M do Koester e ele cita como um carimbo comum, do qual viu alguns exemplares...

Mudos. Aí é mais difícil. Não sei de ninguém que tenha completado o catálogo do Klerman, acho que nem o próprio... Alguns aparecem com mais frequência. O critério da emissão do selo pode ser um fator de raridade, não só para os mudos. A principal dificuldade dos mudos é a identificação \ montagem, o que é também prazeroso.

De modo geral o que vale mais são os selos, um carimbo em si, afora os já citados pré-filatélicos e olhos de boi, dificilmente poderia valer mais de R$ 100...

Enfim, são ideias soltas. Em breve vou abrir um tópico sobre algum item das localidades.
Marco.M
Marco.M

Mensagens : 58
Data de inscrição : 09/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Convidado Dom 11 Ago 2013 - 18:28

Marco e demais colegas,

Eu estou fazendo carimbologia sobre as cidades de Minas Gerais na época do Império. E vejo que tem umas cidades bem comuns (para alguns carimbos e raro para outros). E outras cidades tem vários carimbos, um normal e outro raro.

Mas vejo que toda cidade com carimbos escassos os preços tem sido na faixa de R$ 60 a 100. Ou seja, imagino, que já exista um preço "informal" para carimbos, levando em conta sua raridade e a beleza plástica do carimbo.

Coleciono carimbos manuscritos também, de todo Brazil Império e início da República. Esses estão muito bem cotados também.

O PA e o Klermann falam de carimbos, mas não falam de preços, mas isso é algo interessante. Porque muitos carimbos eu tenho, já vi em literatura ou outras coleções, mas outros apenas sei da existência, mas nunca vi. Ou seja, tem coisas muito raras, e aí vai muito daquela situação que o Marco citou do pouco movimento da agência ou até mesmo sobrevivência desses carimbos. E esses vão custar mais caro. Lei de oferta e procura.

Imagino que os colecionadores sabem o que querem de carimbos e os negociantes já descobriram que tem mercado e por isso alguns elevaram os preços e TODOS os carimbos diferentes são vendidos. Não sobra nada!!!!

O que imagino é que daqui para frente isso vai ser mais frequente e provavelmente vai surgir um catálogo sobre carimbos com preços.

Um abraço,

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Macgregord Dom 11 Ago 2013 - 18:34

Ao que parece o Meyer esta preparando um catalogo com cotaçao de carimbos com base no PA.

O grande problema é que mais tem comercializaçao e dinheiro e mais terao falsos. Então so para ter ideia aqui : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

pode se ter uma pequena idéia de como as fraudes corriam na época e como de ve correr bem mais agora
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Marco.M Dom 11 Ago 2013 - 19:16

Acho complicado um catálogo de cotação de todos os carimbos... ainda mais que o Klerman é muito mais completo do que o PA em termos dos "mudos"... Imagino que deve ser na base de um percentual a ser acrescentado ao preço de catálogo do selo em si.
Interessante este link do P. Comelli, vou ver com calma cada peça. Aquele múltiplo com carimbo de Rio Bonito já vi a venda, só não estou lembrando onde.
O preço "informal" dos carimbos está aumentando mesmo... sobretudo no Ebay e Delcampe (raramente compro no ML). Tem muito gringo de olho, colecionando BR Império, sobretudo alemães e yankees... A moeda forte favorece a eles.
Marco.M
Marco.M

Mensagens : 58
Data de inscrição : 09/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Macgregord Dom 11 Ago 2013 - 19:19

Sim mas o catalogo de cotaçoes que querem fazer nao é de mudos so de circulares, carimbos grafados, carimbos com cercadura etc...

Este link é legal mesmo tem cartas incriveis e no final falsas rsrsrs, mas o legal é que ele explica bem e quando ve os carimbos falsos ai é que o bicho pega :)dificil reconhecer se falso ou nao
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

Valores de Carimbos Empty Re: Valores de Carimbos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos