F.I.B - (Filatelia Imperial Brasileira)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu nao poderia ser vermelho?

2 participantes

Ir para baixo

O meu nao poderia ser vermelho? Empty O meu nao poderia ser vermelho?

Mensagem por israpaulo Ter 4 Mar 2014 - 7:38

No leilao do RHM:

Lote 1970 - 1843 – 30 réis Olho de Boi com carimbo tipo pré-filatélico “LAGUNA” na cor vermelha. PEÇA ÚNICA. Boas margens e pequena charneira. Valor de partida R$ 37.500.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Olhem o meu aqui, nao poderia ser vermelho????

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

israpaulo

Mensagens : 28
Data de inscrição : 29/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O meu nao poderia ser vermelho? Empty Re: O meu nao poderia ser vermelho?

Mensagem por Convidado Ter 4 Mar 2014 - 8:53

Oi Paulo,

O valor de R$ 37.500 é extremamente artificial. Depois que o Peter resolveu dar valor aos carimbos, ELE está tentando criar um parâmetro para os Olhos de Boi além do valor em si e adicionar o valor do carimbo. Eu acho que isso, em si, está certo. Pois se existe um carimbo de cor rara ou pouco usado, isso tem que ser valorizado.

A questão que o Peter (e outros comerciantes filatélicos) estão tentando criar um mercado artificial para esse tipo de material, o que não vai funcionar do jeito que está... pois vale apenas os selos deles e os nosso não valem muita coisa.

Imagina que em uma cidade do Império, num dado dia a tinta preta comum acabou e eles tinham que fechar a mala postal. Foram em alguma outra repartição e pegaram a cor VERMELHA e a usaram apenas naquele dia e em apenas 5 selos e com o passar dos anos (SÉCULO E MEIO) apenas uma daquelas cartas sobreviveu. Além de ter sido usado uma única vez, sobreviveu apenas em um selo e o esperto agora em 2014 vai querer cobrar fortuna por isso? Pode ser até legal, mas é estranho....

Voltando a sua carta, e seguindo o mesmo pensamento, aquele carimbo preto ou vermelho, original, foi perdendo a pigmentação através dos anos e foi clareando e hoje está em uma cor muito diferente do original. Essa é outra questão relevante.

Alguém já disse que a pigmentação original nunca desaparece completamente , por isso se pegarmos um microscópio de procurarmos, ela sempre vai estar em algum lugar. Depois é só comparar com o guia de cores.

Mas voltando ao seu carimbo, teríamos que fazer esse processo e ver sobre a cor original. E ao mesmo tempo perguntar se o selo de R$ 37.500,00 não sofreu uma alteração química do preto para ficar vermelho? Nessa nossa filatelia imperial atual não tem santo. Pegar um carimbo preto e usar algum química para passá-lo para vermelho rosado, aumenta o preço de R$ 500,00 para R$ 37.500,00. E se pensarmos que o vendedor é reconhecidamente o papa, poucas pessoas vão questionar a veracidade; além do mais ele faz os benditos CERTIFICADOS dos próprios selos (kkkkk).

Mas vamos continuar.... Um abraço,

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O meu nao poderia ser vermelho? Empty Re: O meu nao poderia ser vermelho?

Mensagem por Macgregord Sáb 29 Jul 2017 - 22:54

Interessante também ver que tem uma parte de carimbo manual ai relevante da date penso. Vejo um 2
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

O meu nao poderia ser vermelho? Empty Re: O meu nao poderia ser vermelho?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos