F.I.B - (Filatelia Imperial Brasileira)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Raridade de carimbos sobre OdB

3 participantes

Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por fabio monteiro Sáb 6 Fev 2016 - 14:49

Boa noite pessoal. Recentemente, um OdB 60 reis com carimbo de Campos adquirido pelo José Renato foi objeto de uma discussäo sobre sua raridade. Esse assunto é mesmo muito interessante, e algumas pistas para debatê-lo existem espalhadas por aí. Por exemplo, no catálogo RHM de 2013, a partir da pg. 65. As cotacöes mais caras deveriam ser obviamente as mais raras tb.

Meu exemplar do catálogo do Paulo Ayres é uma cópia, onde o proprietário anterior anotou a mäo, na pg XII do mesmo, algumas observacöes sobre a raridade dos carimbos sobre OdB, sem citar a fonte. Vejam aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pelas abreviaturas utilizadas parece evidente que sua fonte seria em inglês. QC ("quite common") equivaleria a muito (ou bastante) comum, VR ("very rare") seria muito raro, e por aí vai. Já tentei localizar a fonte dessas informacöes, mas até agora näo encontrei. Quem sabe alguém pode me ajudar? Abs do fabio

fabio monteiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Sáb 6 Fev 2016 - 15:45

Fábio e demais colegas,

Não resta dúvida que aproximadamente 75-85% de todos os OB receberam carimbos CGC, afinal, Rio de Janeiro era o centro do Império e cidade mais importante naquela época.

Outras cidades com carimbos bastante comuns são as em torno da Corte (Niteroi) e das cidades a beira-mar tais como Salvador (Carimbo Bahia), Recife (Carimbo Pernambuco), Santos (Carimbo Santos).

Outras cidades como Ouro Preto, Campinas, Diamantina eram bem comuns também.

Como essa anotação no seu livro provavelmente aconteceu perto dos anos 1930 ou 1940, muita coisa foi descoberta desde então, o que faz com que alguns podem mudar de raridade.

Mas esse é uma questão interessante mesmo. Vamos esperar opinião dos demais colegas.

Um abraço,

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Sáb 6 Fev 2016 - 17:09

Sim JR , na época a anulação de um Selo poderia ocorrer tanto na origem como no destino. Como na Corte (Rio de Janeiro) havia um rigoroso controle nesta inutilização, explica-se ser este o carimbo mais freqüente. Mas pode reparar que Campos também era próximo do Rio De Janeiro , para mim o que determina se um Carimbo é raro ou não atualmente é a quantidade disponível que há no mercado p/ venda.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Ter 1 Mar 2016 - 9:59

Olá Fábio , nesta lista não tem MINAS NOVAS , vc sabe se em algum catálogo de carimbos sobre Olho de Boi teria ele ?

Atenciosamente,

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por fabio monteiro Ter 1 Mar 2016 - 15:48

O catálogo do Henrique lista três imagens na edicäo de 2013, duas delas em preto (30 e 90 reis) e uma em marrom (60 reis). abs do Fabio

fabio monteiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Ter 1 Mar 2016 - 17:18

fabio monteiro escreveu:O catálogo do Henrique lista três imagens na edicäo de 2013, duas delas em preto (30 e 90 reis) e uma em marrom (60 reis). abs do Fabio

Sim Fábio , eles tem cercadura ?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Ter 1 Mar 2016 - 19:15

.


Última edição por O Imperialista em Dom 3 Abr 2016 - 12:57, editado 3 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por fabio monteiro Qua 2 Mar 2016 - 2:54

Bom dia,
o carimbo é o mesmo, mas os selos säo outros. Nos outros exemplares veem-se alguns vestígios de cercadura, como no seu, apesar de a imagem do carimbo isolado näo apresentar cercadura. Abs do fabio

fabio monteiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Qua 2 Mar 2016 - 7:27

.


Última edição por O Imperialista em Dom 3 Abr 2016 - 9:53, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por fabio monteiro Qua 2 Mar 2016 - 12:50

Pra mim, trata-se sempre do mesmo carimbo. E se a carta de baixo for anterior à de cima, pode-se até acompanhar a degradacäo da cercadura: quase completa na carta de baixo, com a linha superior a se apagar na carta de cima, e praticamente inexistente nos OdBs. O que seria um forte indício de que um único carimbo foi aplicado, durante pelo menos uma década, na pequena agência de Minas Novas...

fabio monteiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Ter 22 Mar 2016 - 11:35

Olá Fábio , estive conversando com o editor do RHM , ele disse que vai colocar uma observação na nova edição do catálogo a respeito do Carimbo MINAS NOVAS.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Sex 1 Abr 2016 - 18:30

Obtive resposta hoje Fábio veja :

Estou no momento revisando o catálogo e mudei o MINAS NOVAS com e sem moldura.

Obrigado pela informação.

Peter

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Macgregord Sáb 2 Abr 2016 - 6:18

Fico espantado como se ajuta carimbos moldes e outro nos catalogos sobre so imagens ou outras, sem estudos profundos

penso que com o tempo a credibilidade de certos catalogos vao diminuir veremos bem


o novo rhm sai quando?
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Sáb 2 Abr 2016 - 9:52

Mitch,

Também tenho dúvidas se são DOIS carimbos MINAS NOVAS ou desgaste de apenas um.Faltam estudos aprofundados e baseados em fatos e dados. Até o RHM agora tá na base do achismo.

Pobre filatelia nacional!!!!!

Um abraço

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Sáb 2 Abr 2016 - 12:27

Colegas , toda opinião é bem vinda , mas este tipo de conversa sem argumentos toda vez fica difícil , mas esta descoberta foi estudada por mim , e com o ajuda do Fábio que é membro da ArGe Brasilien na Alemanha que estuda carimbos Imperiais Do Brasil , as cartas Pré- Filatélícas dizem tudo , pois os carimbos são precusores , o negócio é saber interpretar , estas cartas apareçeram no mercado agora depois de muitos anos bem quardadas por uma família que não posso citar o nome , eu não tenho preconceito sobre a RHM , mas eu também não importo , pois é estudando que se aprende.

Um abraço,

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Celso Luiz de Moura Dom 3 Abr 2016 - 11:44

JOSE RENATO escreveu:
Macgregord escreveu:Bem vou voltar ao meu canto, jà que fazia quase dois anos que nao vinha muito por aqui et que quando venho vem este typo de reaçao, fala de conversa sem argumentos e voce de familias sem nomes. Nao coloco em causa os estudos de voce e Fabio, et nao coloco mais no net meus estudos et nao mostro meus diplomas ou outros, mas depois de alguns anos sou expert em carimbologia, tintas, papeis imperiais e filatelia brasileira imperial. Obtive isto depois de muitos estudos, formaçao e tests. A minha atestaçao foi obtida depois de varios tests seja que estudei 1254 peças e so me enganei sobre uma peça que era uma carta imperial com un trajeto especial e carimbos de porte. Em todo caso remeto em causa muita coisa sim et ja fiz analysar muitos documentos expertisados verdadeiros e que sao fraudulosos. Nao digo o que este carimbo é so digo que uma carta vive nao so das viagens mais do tempo e das pessoas que estas encontram. Penso que este carimbo tem muito mais historia a dar e tento nao mais avançar gato por lebre.

Até a proxima

Mitch,

Não volte ao seu canto!!!!!! Kkkkkkkkkkk Precisamos estudar mais profundamente a filatelia nacional e verificar com fatos e dados o que realmente acontece.

Infelizmente nesse nosso meio filatélico tem muito EGO. Muita gente querendo aparecer e querendo reconhecimento. Mas estudar e debruçar sobre as coisas, NADA! Querem descobrir na segunda e ser condecorado na terça. Isso não é filatelia, é outra coisa.

Eu não preciso dessas coisas, preciso de amigos leais e gente interessada em aprender e errar e não pessoas que querem aparecer a qualquer custo.

E dizer, finalmente, que tenho muito orgulho de ter amigos estudiosos como vc, Celso Moura, Fábio, Acácio, o sumido do Possidente, dentre outros. São essas pessoas que descobrem as coisas e compartilham. E quantas coisas já descobrimos e nem por isso ficamos soltando foguete...

Grande abraço e por favor não suma...


Opiniões sempre serão divergentes, visto serem opiniões! Mas, contra fatos não há argumentos. Se não há fatos, tudo o mais é especulação. Quanto mais o tempo passa e converso com as pessoas, leio e interajo, mais sei que nada sei, parafraseando o filósofo.

Acredito muito mais em quem se debruça e estuda, com profundidade, do que em certificações que começam com a frase "no melhor de meu conhecimento...".... uma vez que o conhecimento não é um FATO , é uma OPINIÃO!

Aqui no fórum e no outro, me orgulho de ter amigos que só se manifestam com moderação e com conservadorismo, pois preservam a qualidade daquilo que falam. São estudiosos, tais como o José Renato, o Mitch, o Fábio e o AHL. Pessoas das quais procuro absorver conhecimento, experiência e sobretudo, me espelhar em sua humidade.

Tenho um longo, porém prazeroso caminho a trilhar, no estudo da filatelia que tanto amo!

Mas, como estas pessoas a quem tomei de exemplo, me recuso a ir por "atalhos" ...

Fraterno abraço aos irmãos filatelistas!
Celso Luiz de Moura
Celso Luiz de Moura

Mensagens : 97
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Convidado Seg 4 Abr 2016 - 17:12

Iury,

O tópico morreu porque vc não aceita críticas. Tem que prevalecer a sua opinião. E não é de opinião que precisamos, precisamos de fatos e provas. Mas atrás disso vc corre, pois não tem conteúdo.

É mais fácil retirar as imagens que aceitar opiniões alheias. Vc não cresce com isso, continua a mesma pessoa de sempre, com as mesmas ideias e as mesmas conclusões.

Não há o que fazer, quando o outro não quer evoluir....

Um abraço,

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Macgregord Sáb 29 Jul 2017 - 23:31

Vamos redar vida a este topico a pagina do catalogo é bem interessante com as normas QS ; S ; C..... para raridad, seria interessante saber quem era que escreveu isso e em qual época
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

Raridade de carimbos sobre OdB Empty Re: Raridade de carimbos sobre OdB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos