F.I.B - (Filatelia Imperial Brasileira)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

60 Réis impressão nítida do numeral no verso

2 participantes

Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Sex 11 Dez 2015 - 7:54

Colegas , vejam o verso deste Olho De Boi com a impressão visível no verso , mas o papel não aparenta ser fino , e no catálogo diz que a impressão visível no verso seria no papel fino , o que o colegas podem dizer ?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Atenciosamente,


Última edição por O Imperialista em Sáb 12 Dez 2015 - 18:38, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por fabio monteiro Sex 11 Dez 2015 - 17:12

Oi Iury, já tacou o micrômetro nele?

fabio monteiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Sex 11 Dez 2015 - 18:48

Eu mesmo não fiz a medição ainda Fábio , mas mandei Certificar e ficou entre 95 e 100 micras.

Atenciosamente,

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por fabio monteiro Sáb 12 Dez 2015 - 3:08

Bom, entäo seria antes um papel espesso. O RHM 2013 lista dois tipos de papel espesso, o 2A (50 % acima da cotacäo normal) e o 2C (10 % acima). Imagino que a descricäo atual deles seja a mesma das edicöes anteriores do catálogo: o 2A é um "papel espesso branco, com relevo no verso", de 85 a 100 micra, enquanto o 2C tem "papel espesso, amarelado, fibroso" e de 90 a 100 micra.

É interessante considerar tb a descricäo de Maassen e Wittig (Lohmar, 1980) para os dois tipos de papel espesso. O "tipo A" deles tem de 80 a 90 micra, de espessura irregular, papel duro, meio amarelado e com a superfície um tanto áspera. Ou seja, corresponderia, pela cor, antes ao tipo C do RHM. E o "tipo B" deles tem de 100 a 125 micra (grosso pra burro!), mais macio e liso, "o que permite uma impressäo mais forte", e de aparência sedosa. A impressäo mais forte provocaria provavelmente o "relevo no verso" do tipo A do RHM. O único detalhe que impede a certeza na equivalência das duas fontes é a diferenca no que diz respeito às espessuras. Alguém entre os dois usou um micrômetro de menor precisäo...

Creio que o seu 60 Reis corresponde antes ao "tipo B" dos alemäes, e provavelmente ao tipo A do RHM. Mas certeza absoluta só se terá tocando neles, pra se sentir a aspereza do papel. Abs do fabio

fabio monteiro

Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Sáb 12 Dez 2015 - 8:19

Obrigado pela explicação Fábio.

Abs..

Iury

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Dom 13 Dez 2015 - 19:27

Colegas,

Tenho alguns OB, papel grosso (90 micra) com o mesmo relevo...

Quando o meu scanner tiver OK, eu posto.

Um abraço,


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Macgregord Ter 5 Jan 2016 - 3:16

sim isso é legal mesmo além de ser papel espesso muitos selos com papel mais fino nao tem essa impressao no verso, sempre legal ver coisinhas assim
Macgregord
Macgregord
Admin

Mensagens : 429
Data de inscrição : 26/07/2013

https://brasimperio.forumactif.org

Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Qua 6 Jan 2016 - 9:15

Sim Mitch e Colegas , veja que no Catálogo consta apenas impressão no verso quando se diz respeito papel fino , mas medi no micrômetro e tem em média 90 micras, embora ele tenha a impressão nítida no verso. Eu particularmente vi raríssimas vezes um papel de Olho De Boi só com 50 a 60 micras como consta no Catálogo – isto teria que ser como o papel dos inclinados !! portanto eu acho que está mediação de micras está furada e a característica seria a impressão visível no verso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Qua 6 Jan 2016 - 10:09

Uma dúvida. Essa impressão nítida no verso é igual a decalque?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Qua 6 Jan 2016 - 16:41

Olá JR , vc tem o livro do Napier ?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Qua 6 Jan 2016 - 16:56

O Imperialista escreveu:Olá JR , vc tem o livro do Napier ?

Iury,

Não!!!!! Tenho uma cópia que tirei do original em excelente estado de impressão.

Um abraço,

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Sex 8 Jan 2016 - 8:17

Esta impressão no verso seria uma variedade ?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Convidado Sex 8 Jan 2016 - 9:11

O Imperialista escreveu:Esta impressão no verso seria uma variedade ?

Vai depender se é vazamento ou decalque.....

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

60 Réis impressão nítida do numeral no verso Empty Re: 60 Réis impressão nítida do numeral no verso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos